“Todos podem desenvolver seus talentos, descobrir-se cada vez mais e surpreender pelo ballet”
Formada em Ballet Clássico, Moderno e Jazz em Araçatuba (1983), participou do Primeiro Festival de Joiville com o Grand Pas de Deux Quebra Nozes. Integrou a Cia Ballet Clássico de São Paulo e Cia Ballet de Câmera de São Paulo. Teve grandes mestres
“Todos podem desenvolver seus talentos, descobrir-se cada vez mais e surpreender pelo ballet”
Formada em Ballet Clássico, Moderno e Jazz em Araçatuba (1983), participou do Primeiro Festival de Joiville com o Grand Pas de Deux Quebra Nozes. Integrou a Cia Ballet Clássico de São Paulo e Cia Ballet de Câmera de São Paulo. Teve grandes mestres na Técnica Clássica como Ady Addor, Sacha Svetiof, Ricardo Ordonez, Maria Dantonio, Neyde Rossi, Halina Biernacka, Jorge Pena, Ilara Lopes e Luis Arrieta. Em Jazz, Rose Calheiros, Maisa Tempesta, Lennie Dale, Carlota Portella e Redha Beitefour; além de Cecilia Oliveira no Ballet Moderno e Klaus Vianna em Expressão Corporal.
Desde 1984 tem sido professora, coreógrafa e diretora artística em várias escolas de São Paulo/interior. A partir de 2010 passou a estudar e aplicar o método da Royal Academy of Dance.
“É preciso acreditar! Os incentivos verdadeiros impulsionam. Sonhar alto nos move e transforma desafios em possibilidades.”
Colocou a primeira sapatilha aos 6 anos e logo encantou-se pelo Ballet. Teve a oportunidade de aprofundar sua formação em Cuba, nos anos de 2004 e 2006. Em 2007 começou a estudar a metodologia da Royal Academy of Danc
“É preciso acreditar! Os incentivos verdadeiros impulsionam. Sonhar alto nos move e transforma desafios em possibilidades.”
Colocou a primeira sapatilha aos 6 anos e logo encantou-se pelo Ballet. Teve a oportunidade de aprofundar sua formação em Cuba, nos anos de 2004 e 2006. Em 2007 começou a estudar a metodologia da Royal Academy of Dance. Também participou de vários festivais como o de Joinville (2005, 2007, 2010 e 2012), também o Grand Prix de Nova York. Teve o direcionamento de renomados professores como Ady Addor, Neyde Rossi, Boris Storojkov, Toshi Kobaiashi, Fábia Vasconcellos, Ricardo Scheir, Ana Maria Campos, Jorge Penã e Mônica Truffi.
Como professora, iniciou sua formação oficial na metodologia da Royal Academy of Dance em 2010.
Em julho de 2013 concluiu o Summer Intensive do “The Joffrey Ballet” em Chicago. Atuou no elenco da Cia Cisne Negro na temporada de “O Quebra Nozes” de 2013.
É graduada em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (2016).
Graduou-se no CBTS (Certificate in Ballet Teaching Studies) em 2017.
Iniciou sua carreira profissional no Ballet do IV Centenário da Cidade de São Paulo.
Posteriormente, participou do Ballet do Museu de Arte de São Paulo, Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet do Teatro Cultura Artística, Ballet Amigos da Dança e Grupo Experimental de São Paulo. Trabalhou em vários programas de TV, onde recebeu vários prêmios. Foi considerada por críticos de São Paulo como a "Melhor Bailarina", bem como foi considerada 01 entre 04 mulheres de diferentes áreas, a "Personalidade do Ano". Há mais de 40 anos dedica-se ao ensino da arte do Ballet. É "Mâitresse" convidada do Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro CIA de Dança, Cia de Dança Deborah Colker e Netherlands II. Hoje leciona em várias academias e ministra Cursos de Formação para Professores de Ballet.
Iniciou os estudos de dança em Fortaleza no Ballet Goretti Quintela.
Em 2013 ingressou na Especial Academia de Ballet tendo como professores, Jorge Peña, Ana Maria Campos e Guivalde de Almeida.
Hoje é bailarino da Anacã Cia de Dança sob direção de Edy Wilson e ministra aulas de ballet e dança Contemporânea na Escola de Ballet La Fille Dance Academy sob direção de Ingrid Chafick e Cristina Laura Miguel.
Iniciou os estudos de ballet no ano de 2007 na Ribalta Escola de Dança, em Belém do Pará, tendo como professores: Mayrla Andrade, Martha Batista e Clayton Moura.
Posteriormente, ingressou na Ballare Escola de Dança tendo como maestra Ana Rosa Crispino, pela qual participou de remontagens de ballets como: “Dom Quixote”, “O Corsário” e diversos festivais pelo estado.
No ano de 2011 entrou no Pavilhão D Centro de Artes de São Paulo, onde estudou com o diretor e mestre Ricardo Scheir e outros professores, tais como: Fábia Vasconcellos, Dona Neyde Rossi, Yasser Alejandro, Andréa Pivatto, Edson Fernandes e Cristina Laura Ernica Miguel.
No ano de 2013 deu continuidade aos estudos na Especial Academia de Ballet e ingressou na Cia Brasileira de Danças Clássicas, com direção de Guivalde de Almeida, tendo como mestres de ballet: Jorge Peña, Ana Maria Campos e Mercedes Beltran, participando de diversas remontagens de ballets, tais como: “Dom Quixote”, “La Bayadere”, “O Corsário”, “Coppélia”, “O Quebra Nozes”, entre outros. Participou também de diversos festivais nacionais e internacionais.
Atualmente é professor de Pas de Deux, bailarino e coreografo da Escola de Ballet La Fille Dance Academy.
Iniciou os estudos em dança aos 14 anos nas oficinas culturais de Ribeirão Pires, posteriormente na escola Oficina do Corpo.
Participou de diversos festivais nacionais e internacionais conseguindo bolsa
integral para o Summer course da American Academy of Dance, Miami City Ballet School, National Ballet of Denver e Perm Ballet Academy na Rússia. Aos 19 anos após se formar participou do Summer Course da American Academy of Ballet em Nova York. E ao voltar ao Brasil passou a estudar na Especial Academia de Ballet sob a direção de Guivalde de Almeida, integrando o projeto Cia Brasileira de Danças Clássicas sob direção do mesmo, participando da remontagem de diversos ballets de
repertório clássico e neoclassico junto a Orquestra Jovem de Guarulhos, entre outros. Em 2017 integrou o elenco da temporada do Quebra Nozes, da Cia de Dança Cisne Negro. Atualmente é professor em escolas da capital e integra elenco da Cia Jovem do Teatro Municipal de São Paulo.
Formada como bailarina pela Royal Academy of Dance, e também pelo Instituto de Orientação Artística -Jundiaí SP, foi integrante do seu Corpo de Baile, onde participou das mais importantes competições nas modalidades ballet clássico , jazz e contemporâneo, com coreografias de Maíza Tempesta, Verônica Coutinho, Mário Nascimento e Carlos Ortelan . Também foi bailarina na Escola de dança Stage com coreografias de Jhean Alex, e na Escola de Dança Jamille Mirabelli .
Foi diretora artística da Escola de Dança Allegro em Itupeva/SP.
Cursou a Faculdade de Dança e Movimento na Universidade Anhembi Morumbi, onde teve como professores Ana Terra, Sílvia Geraldi, Lu Favoreto , Mariana Muniz ,Valéria Cano Bravo, Tânia Marcondes, que contribuíram para a sua formação Acadêmica.
Foi Coreógrafa do Musical Noite Celta pela Cultura Inglesa.
Ministrando aulas há mais de 20 anos , estudou diversas metodologias de ensino do ballet clássico, como o curso de professores do Método Cubano de ballet com Raymonda de Sá, Mètodo Vaganova com Fellipe Camarotto, e desde 2013 é Professora Registrada pela Metodologia Royal Academy of Dance .
Faz assessoria da metodologia Royal Academy of Dance em diversas escolas da grande São Paulo e interior.
Frequentou diversos cursos livres e workshops com os melhores profissionais da área como Ricardo Scheir, Andréa Pivatto ,Roseli Rodrigues ,Jhean Alex, Eduardo Menezes, Angel Vianna, Raymundo Costa , Denise Namura, Ricardo Neves, Tica Lemos, Dudude Herman , Edy Wilson, Lúcia Millas, Ilara Lopes, Ana Maria Campos, Pâmela Richardson, Mônica Truff ,Marli Apoliano, Luiz Arrieta, Toshi Kobaiashi ,Valéria Mattos, Fellipe Camarotto , Robson Lourenço, Neyde Rossi, Andreja Picon, Shaw Bronner ( Alvin Ailey).
Desde 2014, atua como professora e coreógrafa no La Fille Dance Academy e Pavilhão D Centro de Artes em São Paulo , com aulas de ballet para os níveis infantil, intermediário e adulto , com aulas livres e metodologia RAD.
Professora e coreógrafa de Sapateado Americano. Formada em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP. Iniciou seus estudos em Sapateado Americano em 1988. Já ministrou diversos cursos e workshops em São Paulo e no interior (Campinas, Sorocaba...). Foi assistente de Kátia Barão no curso TAPs (Treinamento e Assessoria para Professores de Sapateado). Fez parte da TROUPE- DAHPÉ (direção de Jarbas Homem de Mello, coreografia de Kátia Barão e percussão corporal por Luciana Horta e Fernando Barba - Barbatuques). Alguns de seus trabalhos como coreógrafa de sapateado foram: lançamento do livro “Shakehands” na Livraria Cultura (Shopping Iguatemi - SP) em 2015, Broadway in Love e Be Our Guest (Shopping Cidade Jardim), dirigido por Chad Austin – NY (2016-2017) e Comissão de frente da Escola de Samba Águia de Ouro em 2012. Também dublou a coreografia de sapateado (Singing In The Rain) do musical “Natal Mágico” de Billy Bond. Tem experiência com grandes nomes do sapateado Nacional e Internacional como Bárbara Duffi (EUA), Brenda Buffalino (diretora da American Tap Dance Foundation), Charles Renato, Cintia Chamecki, Heather Cornell (Coreógrafa do Grupo Manhattan Tap – NY), Julia Boyton, Kátia Barão, Marchina, Olivia Rosenkrantz, Pascal Hulin, Sebastian (Garoto Propaganda C&A), Steven Harper, entre outros.
Formação em ballet clássico pela Royal Academy of Dance no Estúdio de Ballet Cisne Negro, e cursos complementares de jazz, contemporâneo e moderno ( Graham – na Ruth Rachou ).
Curso de especialização clássica em1999 em Boston, no Boston Ballet .
Em 2014 concluiu seus estudos passando a ser uma professora registrada da Royal Academy of Dance através do Certificate in Ballet Teaching Studies ( CBTS ).
De 2008 à 2012 trabalhou como professora e coreógrafa na Academia de Dança Promenade; de 2012 à 2017 no Studio de Dança Patricia Lopes e de 2019 à 2020 no Ballet Carla Perotti
Desde 2001 integra o corpo docente do Estúdio de Ballet Cisne Negro;
Em 2018 ministrou aulas no La Fille Dance Academy.; e em 2021 voltou a fazer parte do corpo docente da escola.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.